Higienização de Colchões e Sofás | Qualidade de Vida na sua Casa!

A Higienização de Colchões e Sofás é uma excelente alternativa para prevenir e exterminar ácaros e outros dejetos e preservar o bem estar e a saúda da família. Veja porquê!

Muita gente não imagina a real importância da Higienização de Colchões e Sofás, mas você já imaginou que, nesse momento, está assistindo sua série preferida na televisão em seu estofado e acompanhado de centenas de milhares de pequenos aracnídeos invisíveis?

E que sua noite de sono será na companhia de outros milhares deles? E que nas duas situações, esse seres têm potencial de trazer doenças para você e sua família?

Pois saiba que não é uma sinopse de série de terror, mas a pura verdade: a cada metro quadrado de tecido da sua casa, existe um batalhão de ácaros, seres microscópicos e com alto potencial para desenvolver processos alérgicos e problemas respiratórios no ser humano.

Ao contrário de algumas ameaças mais populares à nossa saúde, como a Dengue, e o Chikungunya, os males causados pelos ácaros são negligenciados pela maioria das pessoas.

Provavelmente, por eles estarem em momentos tão comuns do dia a dia e serem invisíveis. Isso causa uma acomodação que pode cobrar um preço alto ao longo do tempo.

Por isso, é preciso mobilizar esforços para cuidar da saúde contra os ácaros.

Vamos falar da Higienização de Colchões e Sofás: a sua opção para ter qualidade de vida na sua casa!

1- Conheça os Ácaros e veja porque o cuidado com a casa é fundamental

Os Ácaros são animais microscópicos, invisíveis a olho nu e que vivem em absolutamente todos os ambientes – desde as residências, cinemas teatros, lojas de departamentos e empresas até culturas agrícolas, florestas e águas.

É considerada uma praga das mais críticas pela velocidade com que se reproduz, pela forte presença no dia a dia das sociedades e porque chega a centenas de milhares de indivíduos por metro quadrado.

Qual é o habitat dos ácaros?

São os lugares úmidos e quentes, porém protegidos do sol e especialmente em locais revestidos com tecidos – viver entre as fibras é o lugar ideal para eles. Por esse motivo, as maiores concentrações estão em:

  • Colchões, lençóis, travesseiros e outras roupas de cama;
  • Sofás, cortinas, poltronas de tecido e almofadas;
  • Filtros de ar condicionado;
  • Revestimentos de tecido e sistema de ar de veículos;
  • Locais de guarda de alimentos e objetos.

Qual é a alimentação dos ácaros?

Essa praga se alimenta basicamente da pele morta que nosso corpo libera constantemente através do processo natural de renovação pelo qual passamos.

Por esse motivo, o nosso contato com roupas de cama e estofados é tão importante para esses animais – eles se aproveitam da pele que fica entranhada nos tecidos. Dessa forma, conseguem alimentação abundante e o tempo todo.

Como vemos, os ácaros são uma praga que nós alimentamos diretamente.

2- Você conhece o potencial dos Ácaros para afetar a sua saúde?

Quando falamos que os ácaros são uma das pragas mais críticas da atualidade, é basicamente por três motivos:

  • São quase onipresentes nos ambientes;
  • Vivem amistosamente conosco nos momentos de relaxamento e descanso;
  • Transmitem ou agravam uma série de doenças.

O último item é altamente preocupante. São basicamente doenças alérgicas e respiratórias que comprometem muito a autoestima e bem estar das pessoas. Entre elas, temos:

  • Asma
  • Rinite alérgica
  • Rosácea
  • Escabiose
  • Conjuntivite alérgica
  • Alergia respiratória

A relação entre o habitat, a alimentação e a propagação de doenças é muito forte e próxima. Adultos, crianças e idosos estão todos igualmente expostos e os resultados podem ser imprevisíveis.

Por esse motivo, é fundamental que as áreas críticas sejam cuidadas para reduzir ao máximo a população de ácaros na residência, no trabalho e no carro.

Vamos falar de um serviço que atua com eficácia para enfrentar esse mal: a higienização de colchões e sofás – a limpeza profunda dos itens onde a praga tem a maior incidência.

3- Por que a higienização de colchões é tão importante

Podemos começar esse tópico com uma informação: cada cama em uma área urbana chega a ter um milhão meio de ácaros em um colchão durante a noite.

É um número que assusta muito, não é mesmo?

Imagine cada um deles como um potencial vetor de doenças alérgicas. Certamente estamos diante do melhor motivo para que o colchão esteja sempre limpo!

A limpeza de colchões é um processo bastante simples para as empresas especializadas e garante que todos os ácaros vivos – e os milhões de restos de outros – serão removidos.

A grande vantagem de contratar uma higienizadora de colchões é o amplo conhecimento do processo de limpeza que vai atuar de forma eficaz, sem tentativas.

O serviço é de curta duração, em um dia e o colchão é liberado em poucas horas para uso. Os produtos usados não são tóxicos.

Após fazer a limpeza, é recomendável que seja refeita anualmente para garantir a melhor qualidade possível dos serviços.

O que devemos fazer para conservar a limpeza do colchão?

Além de um serviço profissional, é importante que as pessoas façam a manutenção preventiva, de forma que os resultados se mantenham e que o ambiente da cama não esteja crítico quando chegar a hora de uma nova higienização.

E os cuidados são simples, extremamente baratos e surtem resultados imediatos.

  • Mantenha as janelas abertas durante o dia todo para gerar circulação de ar;
  • Deixe o sol aquecer o quarto e, se possível, diretamente o colchão;
  • Troque a roupa de cama – lençóis, fronhas – semanalmente;
  • Lave a roupa de cama imediatamente após retirá-la da cama, para que não fique acumulada com as demais roupas;
  • Após as lavagens, coloque para secar ao sol/calor por dois dias;
  • Proceda da mesma forma com edredons, mantas, colchas e cobertas;
  • Para a guarda de peças de uso sazonal – edredons no verão, por exemplo – use pacotes anti-ácaros;
  • Limpe o colchão

Com essas medidas, você prolonga a qualidade de higienização e mantém o ambiente com uma qualidade do ar melhor, preservando o bem estar.

Mas é importante lembrar: a limpeza doméstica não funcionará para sujeiras profundas – mais um motivo para usar um serviço profissional  e manter o cuidado no dia a dia.

4- Por que a higienização de sofás é tão importante?

O sofá é a residência de ácaros mais concorrida da casa: todos os moradores estão usando constantemente e das mais variadas formas – comendo, na companhia de seus animais de estimação e até dormindo.

Por esse motivo, é fundamental que o sofá – e vamos incluir almofadas, poltronas, pufes – esteja sempre limpo. A pele morta, resíduos de comida e suor e secreções de animais são um banquete para essa praga.

A limpeza é feita também pelas empresas higienizadoras, um sofá de dois lugares fica pronto em poucas horas, sendo liberado no mesmo dia e sem restrição com os produtos usados.

O serviço retira também as sujeiras mais profundas além dos ácaros, incluindo excrementos de animais domésticos – que também podem ser vetores de infecções.

O que devemos fazer para conservar a limpeza dos estofados?

Assim como no caso do colchões, a limpeza doméstica vai funcionar para conservar o trabalho feito por um profissional.

  • Aspire e limpe regularmente com um pano úmido para retirar camadas de ácaros e sujeiras superficiais, sem deixar acumular;
  • Após a limpeza, coloque no sol para secar – o calor direto mata os ácaros;
  • Use sabão neutro para as sujeiras mais difíceis;
  • Lave pelúcias, capas de almofadas e assentos quinzenalmente e coloque no sol para secar.

5- 4 motivos para higienizar seu colchão e seus estofados

Afastar ao máximo a ameaça que os ácaros representam já seria uma ótima razão para higienizar sofás e colchões. Mas alguns aspectos passam despercebidos e merecem um destaque:

  1. Além dos ácaros, a higienização livre suas peças de diversos germes e bactérias que também afetam a sua saúde, principalmente o trato respiratório;
  2. Somos mais vulneráveis enquanto dormimos, razão pela qual o momento do sono é o mais crítico com os ácaros;
  3. Devemos ter esses cuidados especialmente para crianças e idosos, que são mais suscetíveis a doenças;
  4. Reduzir ao máximo a chance de contrair as doenças mais graves como a asma e a bronquite alérgica e mitigar os impactos nas alergias que já temos.

6- Não esqueça da limpeza do seu carro contra ácaros!

No dia a dia moderno, passamos algumas horas por dia dentro de automóveis, quase sempre de janelas fechadas, respirando um ar mecanicamente forçado e em contato com diversos tecidos.

São os revestimentos internos, os bancos, o teto e volumes como mochilas e malas. O carro é uma verdadeira colônia de férias dessa praga e precisa dos mesmos cuidados de higienização.

Procure um serviço profissional de limpeza – que é diferente das lavagens tradicionais – e mantenha seu carro livre de caronas indesejados!

Como podemos ver nesse artigo, higienizar colchões, sofás e estofados é uma medida de suma importância para gerar ambientes domésticos e empresariais mais saudáveis e evitar que uma série de doenças alérgicas e respiratórias sejam causadas pelos ácaros.

É um investimento de valor baixo quando comparamos aos inúmeros benefícios que pode trazer para a qualidade de vida das pessoas.

Gostou desse conteúdo sobre Higienização de Colchão e Sofá?

Continue navegando em nosso site e veja que temos mais informações úteis!

Acesse também o nosso blog, com artigos relacionados e muito atuais.