• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
DEDETIZADORA ONLINE

DedetizadoraOnline.com

Informação 24 Horas

  • Ácaro
  • Barata
  • Caramujo
  • Cupim e Broca
  • Escorpião
  • Formiga
  • Lagarta
  • Morcego
  • Pombo
  • Rato

10 Fatos sobre Morcegos – Se Previna dessa Praga!

by Rogerio

Os morcegos podem ser pragas por infestação ou proliferação da espécie hematófaga, que prejudica os rebanhos. Mas podem ser criaturas do bem. Veja como!

Os Morcegos habitam o imaginário das populações de todo o mundo por dois personagens clássicos das histórias e do Cinema: o super-herói Batman e o grande vilão Drácula, humanos transmutados em morcegos.

E quando olhamos essas duas personalidades, conseguimos ver o bem e o mal na mesma espécie e isso é o que acontece com esse animal no dia a dia: pode ser extremamente benéfico à natureza e ao homem e outros animais e ao mesmo prejudicá-los.

Nos dois casos, é preciso entender muito bem a dinâmica desse animal e saber como lidar com ele, especialmente nas áreas rurais, onde ele tem uma população muito maior.

Mas é importante lembrar: essa espécie, assim como os pombos (link para Pragas – Pombos), é protegida por lei. Dizimar morcegos é ilegal e pode render um crime inafiançável.

Dessa forma, devemos sempre buscar meios de convivência pacífica, limitando a atuação deles para preservar propriedades e rebanhos, mas também cientes do papel fundamental que eles têm para crescimento de vegetação e o controle de pragas muito mais danosas ao ser humano.Para ajudar a entender esse desafio, vamos falar de 10 fatos sobre Morcegos que ajudam a conhecer e prevenir-se dessa praga!

praga morcego é uma maquina de voar - fatos e curiosidades

1 – Morcegos: verdadeiras máquinas de voar!

Sabemos que a natureza é extremamente rica em espécies que desafiam a nossa compreensão de como elas foram criadas e seus mecanismos. Os morcegos certamente são uma delas. E o que destaca a espécie é a surpreendente capacidade de voo.

Para começar, é o único mamífero que voa, existem esquilos voadores e outros animais, mas somente o morcego é capaz de levantar voo, fazer longos trajetos e manter-se no ar controladamente.

É capaz de voar em movimentos erráticos de alta velocidade e por isso se tornam muito difíceis de ser alcançados pelos predadores – e que são poucos, justamente por causa disso. 

A envergadura de suas asas é outro ponto importante para seus voos; a raposa-voadora, considerada a maior espécie existente, pode chegar a dois metros entre as pontas das asas.

Como são animais noturnos e para se precaver de inimigos, eles contam com um sistema de navegação único na natureza: a emissão de ondas ultrassônicas pelas narinas e pela boca.

Dessa forma, ele usa a ecolocalização: a onda propagada bate em obstáculos e volta como eco, o animal capta e, conforme o comprimento e o ângulo, ele saberá a que distância e posição está o objeto à frente. E tudo em questão de microssegundos.

Além de se posicionar no voo a partir das respostas das ondas, o sistema é fundamental para caçar insetos voadores.Essa é uma vantagem competitiva grande para os morcegos, pois eles podem se locomover muito bem na escuridão, alcançar presas e desviar de ameaças muito antes de um possível choque.

2 – Habitat dos morcegos

Por serem animais noturnos, os morcegos vivem em cavernas, grutas, buracos de árvores e formações rochosas onde possam se esconder durante o dia para sair de noite e procurar alimento.

Porém, com o avanço das comunidades em direção às matas e florestas, foi inevitável que humanos e morcegos se aproximassem. Dessa forma, a espécie descobriu novos habitats – porões, sótãos, garagens, estábulos, celeiros e especialmente os espaços entre forros e telhados.

Ali, eles podem constituir colônias com centenas de milhares de indivíduos – em algumas cavernas nos Estados Unidos chegam a três milhões.

Quando estamos perto de uma colônia, a visão no final de tarde, quando começam a sair para procurar alimento, pode ser impressionante e assustadora: são revoadas que chegam a bloquear a iluminação natural em algumas regiões.

3 – Por que os morcegos dormem de cabeça pra baixo?

Essa é outra característica única e incrível desse animal e que desafiam a nossa visão de mundo, mas que tem alguns motivos interessantes.

Mantém o equilíbrio durante o descanso

Pela própria formação física, um morcego tem asas que são leves mas com grande envergadura e o restante do corpo vai afinando em relação à cabeça.

Dessa forma, o centro de gravidade dele é completamente diferente e dormir de cabeça para cima seria um problema para eles.

Aumenta a reposição de energia durante o descanso

O sistema circulatório funciona de uma forma diferente dos humanos; o fato de estar ponta-cabeça ajuda a distribuir o sangue por todo o corpo igualmente. Dessa forma, ele estará com mais energia para iniciar seu voo.

Dá mais segurança durante o descanso

Pela constituição física, em que as patas traseiras são curtas demais para dar velocidade em pouco tempo para fugir de ameaças, as asas são preparadas para alçar voo diretamente a partir do chão.

A posição invertida, portanto, ajuda a alargar o voo mais rapidamente caso seja necessário, o que não seria possível se dormissem de cabeça pra cima nas árvores ou pedras.

4 – Quais os principais alimentos dos morcegos?

A dieta de um morcego é muito diversificada para a grande maioria das espécies, que se dividem conforme o que comem:

  • Morcegos frugívoros: frutas, pólen e néctar das flores;
  • Morcegos insetívoros: baratas, aranhas, besouros, grilos, gafanhotos e outros;
  • Morcegos hematófagos: se alimentam de sangue de bois, cabras, cavalos e outros.

Como os morcegos se alimentam de sangue?

A espécie hematófaga possui duas substâncias na saliva, uma anticoagulante e outra anestésica, e dois dentes incisivos muito afiados. 

Tudo isso é o bastante para atacar um cavalo, lamber o sangue por um bom tempo, sem que a vítima ofereça resistência e sinta dor. Mas não se alimentam de sangue humano.

Ao contrário do que o senso comum imagina – talvez pela memória no Conde Drácula – ele não chupa o sangue, mas lambe e a quantidade consumida é muito pequena, não chega a prejudicar a saúde do animal atacado.

5 – Quais as principais espécies de morcegos?

Os morcegos são uma das classes animais com a maior variedade de espécies no mundo, com mais de mil e duzentas catalogadas até o momento. 

Representam nada menos do que vinte por cento da população mundial de mamíferos e estão presentes em todos os lugares do mundo, exceto as regiões mais frias.

No Brasil, existem 137 espécies diferentes e apenas três se alimentam de sangue – são as mesmas que habitam apenas as Américas.Importante ressaltar que os hematófagos vivem em áreas de florestas e matas e só se aproximam do ser humano por causa do crescimento desordenado das cidades.

6 – Quer controlar pestes e replantar? Tenha morcegos!

Como vimos, a principal alimentação dos morcegos, até mesmo os hematófagos, são as mais variadas espécies de insetos. Não há praga que escape de um indivíduo faminto, principalmente porque todas são noturnas e a escuridão é aliada dele.

Calcula-se que um insetívoro adulto pode comer cerca de seiscentos insetos por hora – o que os transforma na maior máquina dedetizadora que o ser humano pode ter sem o risco de usar produtos tóxicos!

Além disso, o fruto ajuda a reflorestar e nascer plantações ao deixar cair sementes no solo. Em algumas regiões, muitas espécies de árvores dependem exclusivamente deles!

Colônias próximas a plantações costumam ser bem-vindas por esse motivo. Mas calma: não vamos sair pelas matas caçando morcegos e criá-los para dizimar as baratas ou semear o solo! Esse deve ser um processo natural.

Se já existem indivíduos (que não se alimentam de sangue), a quantidade não é grande e se você conseguir evitar que eles invadam casas, sótãos, estábulos e porões, a convivência poderá ser pacífica: eles são noturnos e farão o serviço sujo para você!

7 – Quais são as doenças transmitidas pelos morcegos?

Os morcegos são hospedeiros de uma grande quantidade de vírus, parasitas e bactérias que causam doenças. Isso se deve basicamente à dieta deles, onde parte é formada por insetos que igualmente são vetores de males, como as baratas (link para Pragas – Baratas).

Vamos destacar duas doenças para as quais os cuidados de prevenção devem ser grandes:

Histoplasmose

Se você já leu nosso artigo sobre pombos, certamente lembrará dessa doença; ela é transmitida por fungo (histoplasma capsulatum) e se transmite da mesma forma.

O fungo é expedido constantemente nas fezes dos morcegos. Ao manuseá-las secas, o pó fino (com o patógeno) pode ser inalado. Dessa forma, o vetor irá para os pulmões, desencadeando a doença.

A forma menos agressiva da histoplasmose # – a pulmonar aguda – provoca febre, perde de apetite, dores musculares, no peito e de cabeça fortes, calafrios, tosse seca e falta de ar. Nas formas crônica e disseminada, os quadros são muito mais graves.

Em todos os casos, é importante procurar o atendimento médico imediatamente. Na forma aguda, até o tratamento pode ser dispensado, mas nas demais modalidades, o doente receberá antifúngico para dizimar o patógeno e evitar que ele atinja órgãos vitais e leve à morte.

Raiva

Essa é uma doença bastante conhecida pela transmissão que pode se dar de cães e gatos para seres humanos. Mas o morcego é um importante hospedeiro do pelo vírus do gênero lyssavirus #.

Os sintomas são mal-estar geral, cefaléia, febre moderada, dor de garganta, náuseas, entorpecimento, sensação de angústia, inquietude, irritabilidade e alteração de comportamento. Na evolução para a forma mais grave, ocorrem espasmos, delírios, febre alta e convulsões.

Ainda hoje, a raiva é uma das doenças de maior índice de letalidade, podendo chegar a 100% facilmente se não houver atendimento médico rápido na região para o tratamento conhecido – indução ao coma, antivirais e outros medicamentos.

Mesmo assim,  o risco de morte é alto.

08 – Como podemos evitar as doenças transmitidas pelos morcegos?

O contato com o ser humano para transmitir doenças não é comum, como acontece com outras pragas domésticas. Basicamente, podemos contrair doenças transmitidas por ele de três formas:

  1. Contato com as fezes do animal
  2. Manuseio e/ou consumo de alimentos com secreções
  3. Mordida

As duas primeiras hipóteses, infelizmente, são comuns, especialmente nas áreas rurais, quando a espécie herbívora ataca frutos que podem ser tocados ou consumidos por seres humanos com a secreção do animal.

A terceira hipótese ocorre em rebanhos bovinos e caprinos que são atacados por ela para se alimentar de sangue e acabam transmitindo a raiva.

Como podemos ver, as formas de contágio podem ser perfeitamente controladas com cuidados de higiene e de convivência:

  • Retirar as fezes usando luvas descartáveis, lavar bem o local e descartar em sacos plásticos resistentes;
  • Não consumir alimentos com suspeita de ataque de morcegos, principalmente frutas;
  • Criar condições de convivência que afastem ao máximo a espécie das residências ou locais de grande concentração de pessoas;
  • Evitar andar à noite por locais que tenham colônias.

Outro cuidado importante é observar indivíduos próximos demais do ser humano, o que não é um comportamento normal, principalmente de dia. 

Eles podem estar com raiva, pesados, desorientados e se tornam agressivos a qualquer aproximação ou toque. Afaste todas as pessoas dele e procure imediatamente um órgão ambiental para fazer a captura. Nesse artigo (link para artigo 187 121 – Dicas para afastar morcegos), damos uma série de dicas domésticas e simples para afastar os morcegos da sua casa.

9 – Como podemos exterminar os morcegos?

A primeira resposta é: não podemos dizimar os morcegos e por ótimos motivos:

  • Existe uma lei ambiental que protege a espécie;
  • São polinizadores e semeadores da natureza;
  • São fundamentais para o controle da população (e infestação) de pragas como as lagartas (link para Pragas – Lagartas).

Existem inúmeras formas naturais de obrigar os morcegos a procurar outro lugar para viver e se alimentar, sem prejudicar a saúde da espécie. 

Uma das mais interessantes é criar um local com condições interessantes de vida para eles e totalmente afastado da rotina das pessoas, animais domésticos e rebanhos.

Como falamos anteriormente, os morcegos são animais noturnos por excelência e portanto, se encontrarem um habitat seguro e com alimento para buscar à noite, dificilmente serão uma ameaça ao ser humano.

10 – E se nada der certo para controlar a infestação de morcegos?

Os morcegos são animais extremamente inteligentes e, como vimos antes, são verdadeiras máquinas quando o assunto é a forma de lidar com os ambientes – voo, alimentação, repouso, autodefesa.

Portanto, as medidas mais domésticas de controle e afastamento podem surtir efeito e os bandos, de um dia pro outro, mudarem de local e voltar à moradia anterior – e em maior número!

Se as tentativas caseiras não derem certo, o ideal é buscar ajuda nas empresas que fazem o desalojamento de morcegos. 

Elas dominam várias técnicas e produtos que podem resolver o seu problema com os riscos e os transtornos de uma infestação.

Como podemos ver nesse artigo, os Morcegos  podem se tornar uma praga, causando transtornos para plantações de frutas, invadindo espaços residenciais e até mesmo atacando animais, como é o caso da espécie hematófaga.

É preciso encontrar soluções que afastem os bandos das residências e áreas de movimento de pessoas, para evitar contato e doenças, sem que isso represente um risco para um animal que tem uma importância muito grande para a natureza.

Gostou desse conteúdo sobre Morcegos?

Continue navegando em nosso site dedetizadoraonline.com e veja que temos mais informações úteis!

Filed Under: Dedetização

Primary Sidebar

  • Dedetizadora de Pragas
    • Dedetizadora de Aranhas em São Paulo
    • Dedetizadora de Escorpião em São Paulo
    • Dedetizadora de Ácaro em São Paulo
    • Dedetizadora de Caramujo em São Paulo
    • Dedetizadora de Cupim em São Paulo
    • Dedetizadora de Pombo em São Paulo
    • Dedetizadora de Ratos em São Paulo
    • Dedetizadora de Formigas em São Paulo
    • Dedetizadora de Barata em São Paulo
    • Dedetização de Percevejo em SP
    • Dedetização de Gafanhoto em SP
    • Controle de Vespas em São Paulo
    • Dedetização de Marimbondo em São Paulo
    • Dedetização de Traça em São Paulo
    • Dedetizadora de Lagarta em São Paulo
    • Dedetizadora e Combate de Morcego em São Paulo
    • Dedetizadora de Pragas em São Paulo
    • Dedetizadora de Pulgas em São Paulo
    • Dedetizadora de Carrapato em São Paulo
  • Tela Mosquiteiro
  • Blog
  • Contato

Pragas

  • Ácaro
  • Barata
  • Caramujo
  • Cupim e Broca
  • Escorpião
  • Formiga
  • Lagarta
  • Morcego
  • Pombo
  • Rato

Técnicas

  • Controle de Pombos
  • Descupinização
  • Desinsetização
  • Higienização de Colchões e Sofás
  • Desratização
  • Desalojamento de Morcegos

DEDETIZADORA ONLINE

Somos uma empresa especializada no Controle Integrado de Pragas urbanas, como ratos, baratas, escorpiões, carrapatos, pulgas, entre outras pragas.

Cuidamos de você e de seu patrimônio, atuando de forma social e com muito respeito ao meio ambiente.

Copyright © 2023 · DedetizadoraOnline.com Log in

  • Dedetizadora de Pragas
  • Tela Mosquiteiro
  • Blog
  • Contato