11 Dicas para Acabar com as Formigas e Saúvas [Guia 2021]

As formigas são, seguramente, uma das maiores pragas para a vida humana. Comem de tudo, invadem ambientes e têm contato com todo tipo de material contaminado. Vamos falar muito sobre essa espécie!

Quando olhamos para um ser tão pequeno, que mal conseguimos perceber em casa, como as Formigas, não imaginamos que elas são capazes de carregar, individualmente, cargas com peso vinte vezes maior que o peso do próprio corpo.

Esta é só uma das muitas informações surpreendentes sobre esse animal que certamente é a maior praga urbana – enquanto as pessoas perdem o sono com o aspecto das baratas e com o porte ameaçador dos ratos.

Porém, o tamanho permite que as Formigas frequentem todo tipo de lugar e tenham contato com alimentos contaminados ou estragados, por exemplo.

Além disso, são extremamente sociais, em comunidades hierarquizadas com milhões de indivíduos, com tarefas definidas e devastando grandes áreas e plantações, como as saúvas.

É extremamente necessário que sejam combatidas no primeiro sinal de que um formigueiro está nas redondezas, pois a velocidade de infestação e de males para a saúde das pessoas é muito alta.

Por isso, vamos falar de 11 fatos sobre Formigas e Saúvas que ajudam a conhecer e prevenir-se dessas pragas.

Nesse artigo sobre Formigas e Saúvas, você verá:

01 – Qual o habitat das formigas e saúvas?

02 – Por que existe o aumento de formigas em algumas épocas?

03 – Qual é a alimentação das formigas?

04 – Por que as infestações de formigas crescem no Brasil?

05 – Quais são as espécies de formigas mas comuns no Brasil?

06 – Saúvas: uma grande ameaça à agricultura brasileira

07 – Sociedade das formigas: organização que inveja o ser humano!

08 – Como as formigas podem prejudicar a saúde humana?

09 – Existem soluções caseiras para exterminar formigas e saúvas?

10 – Como podemos evitar o ataque de formigas e saúvas?

11 – E se nada der certo no combate às formigas e saúvas?

01 – Qual o habitat das formigas e saúvas?

O habitat das formigas é literalmente onde elas quiserem! Na verdade, só os polos não registram a presença desse inseto.

É um animal com altíssima capacidade de adaptação a todo tipo de solo, temperatura, umidade e bioma. Porém, o local mais interessante está abaixo das patas: no subsolo, com bastante espaço para construir as colônias – que chamamos de formigueiros.

Uma colônia pode se estender por metros, tanto de comprimento quanto de profundidade. Mas embaixo da terra não é o único lugar – mais uma mostra da versatilidade da espécie.

Podemos encontrar ninhos em montes de folhas em decomposição, dentro de árvores ou peças de madeira, em frutos e copas de árvores. 

No ambiente urbano, é comum acharmos colônias bem menores e dentro de paredes, em conduítes, forros de telhado e até mesmo em ar condicionados e fogões.

02 – Por que existe o aumento de formigas em algumas épocas?

Os insetos, biologicamente, guiam-se pelas estações do ano para movimentarem-se mais, buscar o acasalamento ou mais comida. A primavera e o verão são as estações preferidas para a grande maioria, devido a alguns fatores:

  • Temperaturas médias mais altas;
  • Solo mais úmido é mais verde, devido ao aumento das chuvas;
  • Maior oferta de vegetação, flores e frutos;
  • Maior circulação de insetos que são alimentação de outros.

Por outro lado, diversas situações não têm relação com esse aumento em determinadas épocas. Por exemplo, é comum o aumento de formigas nas residências, nos transportes coletivos e em alguns estabelecimentos, como os bares.

O verão é a época preferida delas e estar mais perto dos alimentos dos humanos é uma consequência do maior movimento. Mas o aumento da praga pode expor um outro problema: a falta de higiene.

Esse é o último fator de atração para as pragas e a única que nós, humanos, criamos. É uma época de mais casas vazias em virtude das férias, por exemplo, além do aumento de pessoas nas ruas e o aumento da produção de lixo.

Dependendo do nível de infestação que acontecer, com as condições naturais ou criadas, as formigas continuarão surgindo e se alimentando no local e a infestação pode ser tão grande que as medidas caseiras não serão suficientes e a solução é a desinsetização.

03 – Qual é a alimentação das formigas?

Não basta serem extremamente organizadas e obstinadas; as formigas são onívoras – comem absolutamente de tudo. E tudo mesmo.

São a melhor tradução dos bons de garfo: são totalmente adaptáveis à escassez, substituindo por algo que esteja disponível. Não à toa elas estão no planeta há mais de cem milhões de anos!

Até produtos químicos e de outras espécies de formigas. E vamos te surpreender sobre a imagem da formiguinha carregando uma folha!

Alimentação de formigas na natureza

Além de serem onívoras, elas não se alimentam justamente do que mais vemos sendo levado para dentro dos formigueiros: as folhas.

Na verdade, elas são carregadas para dentro das colônias, mastigadas para formar uma massa que será misturada a outros componentes e formar fungos que ficarão disponíveis para a alimentação de toda a sociedade por toda a extensão do formigueiro.

E aqui há uma grande diferença entre as dietas das formigas soldados e as operárias: estas são herbívoras, pois se alimentam apenas dessa massa de fungo.

Na natureza, para alimentar os soldados e a rainha dentro da colônia, as formigas operárias buscam preferencialmente:

  • Pequenos insetos mortos (ou vivos!);
  • Frutos;
  • Seiva de plantas;
  • Ovos de insetos.

Alimentação de formigas nas residências

Quando elas chegam nas nossas casas, podem ter uma certeza: são as convidadas mais fáceis de serem agradadas.

Elas se alimentam – e carregam – carnes, doces, gorduras, verduras, legumes e até cereais. A ideia de que elas comerem apenas doces não é real. Um prato quente de comida pode ser atacado por milhares delas logo após a temperatura baixar.

Por esse motivo, é tão importante que os produtos estejam guardados em potes de vidro e plásticos, de preferência os herméticos, pois ela conseguem passar por deformações dos potes tradicionais depois de muito usados.

Guardar alimentos na geladeira é uma boa solução, mas não se engane: existem espécies que aparecem no refrigerador – e isso pode acontecer se, por exemplo, houver fissuras na estrutura do aparelho.

Além de procurar alimento, as formigas exploram o ambiente, por isso são capazes de aparecer nos lugares mais inusitados!

Alimentação de formigas na colônia

Dentro de uma colônia, como falamos antes, a rainha e os soldados se alimentam da comida trazida do exterior e as operárias comem o fungo produzido pela mistura de folhas.

Mas existem outros hábitos alimentares. Por exemplo, assim que a rainha funda a comunidade, ela é solitária e alimenta as primeiras larvas com ovos que possuem apenas nutrientes

Seria como um processo de amamentação.

E enquanto não houver um volume de indivíduos adultos para buscar alimento, a dieta real será dos próprios ovos.

04 – Por que as infestações de formigas crescem no Brasil?

Calcula-se que no mundo todo existem cerca de dezoito mil espécies de formigas, sendo que no Brasil duas mil estão presentes. A grande maioria vive em ecossistemas distantes das áreas povoadas.

Porém, algumas espécies são um grave problema urbano, pela grande quantidade, pela voracidade e a convivência próxima com as pessoas. 

O número crescente no dia a dia nas cidades também tem uma relação direta com a forma como lidamos com o meio ambiente.

  • Acúmulo de lixo e vegetação morta em terrenos baldios;
  • Uso de pátios para guarda de materiais sem proteção;
  • Mercadorias guardadas sem vedação e isolamento;
  • Falta de limpeza em quintais e despensas;
  • Desmatamentos e queimadas irregulares ou próximos de áreas povoadas;
  • Extermínio de colônias feito de forma incorreta.

O último item é especialmente crítico, pois um formigueiro é uma estrutura complexa, é preciso estudar a dimensão, a espécie residente e a melhor forma de ataque, do contrário elas rapidamente se organizam em outro lugar. 

Não podemos esquecer que as formigas são grandes pragas nas plantações; o extermínio deve ser feito com mais cuidado para que a área cultivada seja preservada.

Para infestações em grandes proporções, a desinsetização é a melhor opção e deve ser feita por profissionais qualificados.

05 – Quais são as espécies de formigas mais comuns no Brasil?

Das duas mil espécies conhecidas no país, entre vinte e trinta vivem próximas do ser humano. Vamos falar das mais presentes e que merecem cuidados para que não se tornem pragas ainda maiores.

Formiga-fantasma

O nome dessa espécie vem do seu corpo, que tem uma cabeça escura e todo o restante do corpo em cor amarelada em tons claros. 

Ela constrói sua sociedade dentro das residências, em fendas de paredes e de portas, frestas, conduítes e vasos. Sua dieta preferida são os alimentos doces e não costumam ficar em um local por muito tempo

Formiga argentina

Como o nome indica, é originária do país vizinho e, por esse motivo, se concentra muito nos estados da região Sul do Brasil. É comum nas residências e em hospitais.

Tem o corpo em tons de marrom claro e escuro e preferem criar seus ninhos em locais que tenham algo próximo – encanamentos, pias, vasos de plantas. Sua dieta também dá preferência para alimentos doces.

Formiga-louca

É assim chamada pelo seu andar irregular, ao contrário da cadência das demais espécies, e formam longas trilhas. Tem uma cor que pode variar do preto ao marrom escuro e longas antenas.

Seu lugar preferido é atrás de pedras de revestimento de paredes, embaixo de pisos e atrás de janelas.  Podemos achá-las tanto dentro dos imóveis quanto fora. 

Formiga-do-fogo (formiga lava-pés)

Espécie venenosa.

Para se defender, ela pica e injeta um veneno que pode causar uma forte alergia e chegar a um choque anafilático em pessoas mais sensíveis à composição da substância. Seus ninhos costumam ser em murundus de terra, nas áreas externas dos imóveis. 

A cor varia bastante entre subespécies, podendo ir do amarelo-claro até o marrom-escuro, e se torna especialmente perigosa pois costuma infestar camas, roupas e berços, atraídas pelo odor adocicado de leite de produtos usados em bebês.

Além disso, costumam se alimentar de outros animais e plantas.

Formiga carpinteira

Espécie venenosa.

Além de expelir ácido fórmico quando ameaçada, ela também morde. Seus ninhos costumam ser externos, em buracos ou tocos de árvores velhas, peças de madeira e frestas de pisos. Porém, não é raro encontrá-la em ninhos feitos em geladeiras e fogões.

Ela pode existir em vários tamanhos e cores que variam do amarelo ao preto e constroem ninhos na parte interna do imóvel – paredes, frestas, batentes de portas) e ou na parte externa (no solo e em árvores). Sua dieta inclui carne, ovos e alimentos doces.

Ainda existe uma espécie que é particularmente ameaçadora no país: a saúva. Vamos falar dela em um tópico especial.

06 – Saúvas: uma grande ameaça à agricultura brasileira

Em que pese os muitos danos que os diversos tipos de formigas causam nas cidades, as saúvas ainda são a maior ameaça desta espécie. 

Seu rastro de destruição é econômico e social.

Os ninhos são subterrâneos e de grandes extensões, formados internamente por câmaras chamadas de panelas, por onde vão sendo concentradas as atividades da sociedade. 

Um sauveiro pode contar cerca de cinco milhões de indivíduos e chegar a duzentos metros quadrados de área subterrânea total.

Essa praga tem uma capacidade muito grande de desfolhar as plantas e atua de cultivos de alimentos até árvores como coqueiros e mangueiras.

Os impactos dessa praga na agricultura são grandes:

  • Prejudicam a produtividade da cultura porque atuam a área foliar;
  • Impedem a operação de equipamentos, por causa dos grandes espaços onde a terra foi remexida pelas saúvas para formar suas sociedades.

O combate a essa praga deve ser feito imediatamente após detectar o começo de um saveiro, para que a tarefa de dizimar não se torne mais difícil a cada dia – sem contar os prejuízos que vão ocorrendo com o consumo alimentar delas.

07 – Sociedade das formigas: organização que inveja o ser humano!

Poucas concentrações sociais têm o nível de organização de um formigueiro (ou sauveiro). As atividades são claramente definidas e existe um senso comunitário acima de qualquer bem estar de cada indivíduo da colônia.

E estamos falando de concentrações de milhares ou milhões deles, em movimentos coordenados e eficazes. E tudo começa com apenas um exemplar: a rainha.

Após o voo de acasalamento, a rainha cai ao solo e começa a procurar um local seguro para postar seus ovos e começar uma nova colônia. Seu tempo de vida é de vinte anos em média.

Durante a vida, ela acasala com diversos machos, chamados de bitus, que nascem de muitos dos seus ovos e vivem pouco, praticamente apenas para ajudar na proliferação da espécie.

A partir do crescimento dos indivíduos, nascidos dos milhares de ovos da rainha, é estabelecida uma hierarquia funcional para que a rainha sobreviva pelo maior tempo possível, pois o formigueiro é extinto após a morte dela.

Pupas

São as formigas com vinte dias de vida e que ainda não andam nem comem por iniciativa, precisam ser alimentadas pelas operárias generalistas.

Operárias generalistas

São responsáveis pela limpeza dos ninhos e a alimentação das larvas e pupas.

Operárias cortadeiras

São as mais famosas; encarregadas de conseguir alimento, formam as famosas trilhas pelos terrenos ou até mesmo dentro das residências. 

Operárias Soldados

São as guardiãs do formigueiro, defendendo a sociedade de ataques de outras formigas, quase sempre em busca dos alimentos armazenados nas panelas da estrutura, ou de predadores.

08 – Como as formigas podem prejudicar a saúde humana?

Você acha que as baratas são a praga mais nociva para o ser humano? Sua repulsa que você sente é legítima, mas se você deixar uma barata morta no chão da cozinha à noite, sabe quem levará ela? 

Sim, as formigas. Isso dá uma noção do grau de nocividade que essa praga tem para a vida das pessoas. Ela propaga mais doenças que as demais pragas urbanas.

Como essa espécie não tem limites de lugar para buscar alimento – e come de quase tudo – você pode encontrar indivíduos em fezes e outras secreções de animais, além de sujeira das ruas, produtos químicos de limpeza e outros produtos.

Depois disso, elas entrarão em contato com alimentos, transmitindo toda sorte de microrganismos que desenvolvem variadas formas de intoxicações, diarreia, doenças gastrointestinais, tuberculose e lepra.

Além disso, o consumo de alimento infectado por essa praga pode potencializar predisposições para diversos males. Por esses motivos, é fundamental ter bons hábitos para impedir a presença ou medidas eficazes para dizimar essa praga.

09 – Existem soluções caseiras para exterminar formigas e saúvas?

Como verdadeiras pragas domésticas que são, existem inúmeras receitas caseiras para controlar a população, afastá-las ou exterminá-las. Alguns bons exemplos são:

  1. Tampinhas plásticas de garrafas com partes iguais de açúcar e bicarbonato de sódio e colocadas nos trajetos delas – ideal para infestações internas;
  2. Borra de café ou pimenta-caiena nos buracos onde existem ninhos;
  3. Colocar arroz no entorno dos formigueiros.

Esses são apenas alguns dos métodos que as pessoas usam com relativo sucesso. Aqui você pode encontrar mais receitas. 

Só não podemos esquecer que as formigas são altamente adaptáveis às condições que se apresentam no ambiente, por isso algumas soluções podem não surtir efeito.

Para a saúva, não há método caseiro: é uma praga altamente agressiva e deve ser tratada com controle integrado de pragas e métodos profissionais de extermínio.

10 – Como podemos evitar o ataque de formigas e saúvas?

Existem algumas formas simples de evitarmos o ataque em nossas residências e empresas.

Limpeza absoluta

Formigas precisam da sujeira e de alimentos expostos e acessíveis. 

  • Evite restos de comida em meses e bancadas de pias;
  • Não deixa a louça suja de um dia para o outro (e evite por longas horas de dia);
  • Use lixeiras sempre bem tampadas;
  • Guarde alimentos em potes que fechem corretamente;
  • Limpe despensa, quintal, área de serviço e garagem com frequência;
  • Evite acúmulo de materiais em pátios e terrenos. 

Elimine potenciais ninhos

Feche todas as rachaduras e frestas nas paredes, espaços em portais e batentes de portas e inspecione vãos nas estruturas de janelas – são ótimos lugares para ninhos.

Use repelentes naturais

Essa praga foge de algumas plantas como o hortelã, , o coentro, o alho e a manjerona. Cultivar no jardim ou na horta ajuda a manter as formigas longe. 

Também existem folhas de cheiro muito forte, como louro e alecrim, que afastam a praga. Basta espalhar em pontos de circulação ou onde estão os caminhos de entrada na casa.

como eliminar formigas de casa

11 – E se nada der certo no combate às formigas e às saúvas?

Para atacarmos as saúvas, as opções são poucas e o combate com inseticidas é o método com os melhores resultados. Produtos são aplicados diretamente no fungo produzido pelas operárias cortadeiras e que é a principal fonte de nutrição delas.

Quanto às formigas, existe a desinsetização, feita por empresas especializadas e costuma surtir bons resultados – lembrando que é um processo que precisa de recorrência para garantir uma maior eficácia.

Um técnico qualificado pode avaliar a espécie envolvida, a localização e a extensão do formigueiro e definir qual técnica deve ser usada para obter os melhores resultados.

Como podemos ver nesse artigo, as formigas são uma das maiores pragas urbanas e rurais atualmente no Brasil, pela versatilidade que elas têm para se alimentar e para os locais de construção de suas colônias.

Algumas soluções domésticas ainda surtem efeitos muito bons, mas precisam de uma regularidade. A dedetização é uma solução eficiente que pode livrar-se de um grave problema que ataca alimentos, pessoas e plantações.

Gostou desse conteúdo sobre as Formigas?

Continue navegando em nosso site dedetizadoraonline.com e veja que temos mais informações úteis!

Acesse também o nosso blog, com artigos relacionados e muito atuais.