Desalojamento de Morcegos: 8 respostas para proteger a saúde e o patrimônio

O Desalojamento de Morcegos é um processo que visa reduzir ou eliminar os impactos desse animal na vida das pessoas e nos rebanhos. Veja como funciona!

Pássaro voando no céu

Descrição gerada automaticamente

Legenda da imagem > tudo sobre desalojamento morcegos

Os morcegos são considerados como pragas pois costumam atacar pomares e jardins em busca de flores, néctar, pólen e frutas, além de colocar as pessoas em risco com doenças que são transmitidas no contato com o excesso de fezes em pátios, praças e áreas internas que ele usa como esconderijo.

Por outro lado, com essa atitude, eles ajudam a replantar árvores e vegetais ao jogar as sementes. Além disso, são essenciais para o controle de diversos insetos que fazem parte da alimentação de várias espécies.

Como podemos ver, os morcegos podem ser considerados como uma praga quando existe uma infestação e os resultados de estragos sempre superam os benefícios, mas são extremamente úteis para o ecossistema quando existem em pequenos grupos.

Diante disso, é preciso estudar bem as condições de infestação, a espécie e quais são as opções menos invasivas e sempre preservando a espécie antes de agir para desalojar e afastar a espécie.

Para ajudar no entendimento, vamos falar do Desalojamento de Morcegos: 8 respostas para proteger a saúde e o patrimônio

Nesse artigo, você verá:

01 – As estações do ano influenciam na eficácia do Desalojamento de Morcegos

02 – O que é o Desalojamento de Morcegos?

03 – O que levar em consideração para definir o Desalojamento de Morcegos?

04 – Quais as fases principais de um Desalojamento de Morcegos?

05 – Desalojamento de morcegos frugívoros

06 – Desalojamento de morcegos insetívoros

07 – Desalojamento de Morcegos em diversos pontos do imóvel

08 – Existem soluções caseiras para desalojar morcegos?

01 – As estações do ano influenciam na eficácia do Desalojamento de Morcegos

Se você usar um método caseiro ou os serviços de empresa especializada (link para página Empresas), um fator que pode pesar na forma como lidar com a infestação é a época do ano, ou precisamente as estações.

Isso acontece porque os morcegos, de uma forma geral, têm comportamentos específicos aos longo do ano e isso pode ajudar a entender o que você vai encontrar na colônia ou quando será mais simples (ou menos complicado) tentar desalojar.

  • Primavera: é a época em que os indivíduos estão mais ativos, pois é o tempo de caça e procriação. Um bom momento para perceber quais são os ambientes que eles usam através dos pontos de entrada e de saída;
  • Verão: é o período menos apropriado para tentar a expulsão deles, pois é a época da ninhada. Os indivíduos ficam mais reclusos e as chances de ataque são maiores;
  • Outono: a atividade diminui até o inverno;
  • Inverno: é a época da hibernação, os morcegos devem deixar o esconderijo para buscar locais mais apropriados.

Um profissional qualificado saberá entender quais os melhores períodos e também deve analisar se a região tem microclimas que possam mudar o comportamento da colônia.

Não custa lembrar que o extermínio de morcegos é ilegal e passível de processo criminal conforme previsto em lei ambiental – é uma espécie protegida, principalmente pelo papel fundamental que eles exercem na natureza.

  • Contribuem com o replantio de vegetais com a queda de sementes no solo enquanto se alimentam de frutas;
  • As espécies insetívoras ajudam no controle de pragas, pois se alimentam de aranhas, escorpiões e outros insetos.

Dessa forma, o profissional que vai trabalhar para desalojar morcegos deve ter em mente que o processo deve não só atender aos cuidados com a saúde e a segurança das pessoas, animais domésticos e rebanhos, mas também à integridade dos membros da colônia.

Uma imagem contendo de madeira, mesa, madeira, velho

Descrição gerada automaticamente

Legenda da Imagem tudo sobre desalojamento de morcegos

02 – O que é o Desalojamento de Morcegos?

Chamamos de desalojamento de morcegos todo método inteiramente inofensivo ao animal e que tenha como objetivo impedir que uma colônia continue instalada em um determinado espaço.

O objetivo é sempre que eles procurem outro lugar para se alojarem e, de preferência, nas áreas florestais e de mata. Isso dependerá do tipo de trabalho que será feito.

Desalojamento de Morcegos individual

Se uma casa ou empresa decidir desalojar uma colônia, ela fatalmente vai procurar outro lugar, que deverá ou se prevenir ou usar o desalojamento e assim sucessivamente até que eles migrem para locais mais remotos.

Desalojamento de Morcegos comunitário ou integrado

Esse pode acontecer quando a cidade um bairro tem uma área comum com grande concentração de morcegos – uma praça, por exemplo – onde jogam fezes em excesso, colocando a saúde das pessoas em risco.

Também pode ser integrado, quando diversas propriedades se unem para fazer um desalojamento conjunto – isso pode ser comum nas áreas rurais quando há infestações em várias chácaras e sítios próximos uns dos outros.

03 – O que levar em consideração para definir o Desalojamento de Morcegos?

Assim como acontece com a operação de Controle de Pombos (link para artigo 187 094 – Controle de Pombos), existem aspectos que precisam ser estudados antes de decidir como será feito o desalojamento.

Espécie do morcego

É muito importante definir a espécie de morcego da infestação: o fato dele ser frugívoro, insetívoro ou hematófago determina os cuidados que se deve ter para entrar no ambiente e que táticas trarão mais resultados.

E dois pontos precisam ser avaliados:

  • Se você tem plantações próximas, é certo que o afastamento fará a população de pragas de culturas aumentar, como as lagartas (link para artigo 187 120 – Lagartas), por exemplo, que são alimento da espécie insetívora;
  • Se a sua área é suscetível a pragas de insetos, como as baratas, será fundamental ter atenção com uma possível infestação delas e, se for o caso, contratar uma desinsetização.

Como podemos ver, ao mesmo tempo que os morcegos podem se tornar um grande transtorno, a ausência deles pode provocar o aumento de espécies ainda mais indesejadas!

Local da colônia

Esse aspecto é decisivo para a escolha do método – que pode se compor de várias ações, desde a forma de expulsão até o bloqueio do local após o desalojamento. Uma infestação em caixas de persianas é tratada de forma totalmente diferente de uma colônia em um forro de telhado.

Cada um deles exige uma forma diferente de trabalho, especialmente quando há pessoas, animais domésticos e rebanhos próximos.

04 – Quais as fases principais de um Desalojamento de Morcegos?

Independente dos fatores acima, todo processo de desalojamento de morcegos obedece às fases abaixo, onde as soluções específicas vão se encaixando.

  • Observação: definir em que locais eles estão, por onde entram, por onde saem e em que horários;
  • Iluminação: essa é uma alternativa que sempre funciona bem no começo do processo, pois a luz incomoda os indivíduos e os afasta mesmo que provisoriamente;
  • Vedação: fechar as passagens do ambiente;
  • Limpeza: usar métodos e produtos especiais para eliminar quaisquer focos de resíduos que possam transmitir doenças – como a histoplasmose – e deixar o ambiente pronto para ser usado normalmente.

Seja uma pequena colônia numa calha ou uma grande infestação no forro do telhado, as etapas acima devem ser executadas, junto com as medidas específicas. Vamos falar em seguida de alguns métodos bastante usados pelas empresas.

Uma imagem contendo ao ar livre, animal, deitado, rocha

Descrição gerada automaticamente

Legenda imagem> tudo sobre desalojamento morcegos

05 – Desalojamento de morcegos frugívoros

Aqui a solução não é apenas desalojar uma área onde eles se escondem durante o dia, mas também eliminar a fonte de atração para eles – plantações de frutos e flores.

  • Poda de árvores;
  • Remoção de flores e frutos;
  • Troca da cultura por outra que não seja atraente para os morcegos.

Como podemos ver acima, é uma decisão pessoal, pois envolve ficar, muitas vezes, sem uma fonte doméstica de alimento, um hobby e até mesmo o sustento da família. 

Também é preciso ter em mente que, dependendo da localização do imóvel e da plantação, você poderá acabar com a moradia atual, mas eles podem encontrar outro local próximo e continuar atacando suas plantações.

06 – Desalojamento de morcegos insetívoros

Aqui a solução é o fechamento das áreas infestadas, que normalmente são porões, sótãos, espaços abandonados ou com lixo próximo. Ou seja, todo lugar onde eles encontram insetos em abundância.

É recomendável contratar uma desinsetização após desalojar os morcegos.

07 –Desalojamento de Morcegos em diversos pontos do imóvel

Morcegos gostam de ambientes que estejam constantemente escuros, com pouca ou nenhuma ventilação e muitos objetos e estruturas superiores onde possam se dependurar para descanso e também para se protegerem.

Para lembrarmos, existem inúmeros lugares que se encaixam nesse perfil e onde os morcegos podem se alojar:

  • Calhas
  • Chaminés
  • Sótãos
  • Porões
  • Caixas de persiana ou de ar condicionado
  • Lajes
  • Forros
  • Estábulos e celeiros
  • Lugares abandonados

Vamos falar um pouco dos mais comuns para colônias.

Forro e Beirais

O forro das casas é um dos lugares preferidos para a espécie e normalmente são acessados em eventuais falhas de construção ou vedação nos beirais, entre a estrutura da cobertura e as paredes.

A solução é a vedação das falhas com argamassa ou com telas. Antes de executar esse serviço, é preciso desalojar a colônia, com os passos principais que falamos anteriormente.

Porão

Esse lugar se tornou um dos mais usados pois normalmente é escuro, contém muitos objetos, sujeira, sem ventilação e raramente é visitado pelas pessoas. Perfeito para uma colônia.

A solução aqui é a troca de janelas, fechamento de falhas nas paredes, conserto de portas e checagem para fechar outras passagens, depois de fazer o primeiro desalojamento.

Dutos de ventilação

São lugares muito seguros para pequenas colônias, já que as manutenções são raras. O acesso é simples, pela extremidade externa. Portanto, a solução é fechá-la com uma tela que seja resistente à corrosão.

Caixas de persiana e ar condicionado

Grupos pequenos podem se alojar nas caixas através de espaços entre elas e a parte superior da janela. A solução é a colocação de tiras de borracha ou de feltro no vão da janela.

Forro e Beirais

Uma imagem contendo ao ar livre, grama, natureza, grande

Descrição gerada automaticamente

Legenda: imagem tudo sobre desalojamento morcegos

08 – Existem soluções caseiras para desalojar morcegos?

Sim, existem algumas opções domésticas para tentar afastar os morcegos dos esconderijos atuais, muitas delas com resultados questionáveis, outras com uma boa eficiência.

O importante é que você sempre pense em medidas naturais, para não dizimar a colônia (ou parte dela) e arrumar um grande problema legal.

  • Não use produtos químicos de espécie alguma, mesmo que recomendados por lojas. Eles podem ter efeitos imprevisíveis nos indivíduos e provocar um problema ainda maior, como por exemplo a agressividade deles como autodefesa;
  • Não tente fazer por conta própria o desalojamento que é praticado por empresas especializadas. Existem estudos e riscos que precisam ser calculados;
  • Não aceite oferta de extermínio dos animais – empresas sérias não praticam isso!

O Desalojamento de Morcegos pode ser um processo importante quando a infestação chegou em um nível em que as soluções caseiras não funcionam mais.

O fundamental é pesquisar as empresas que oferecem esse serviço. E não esqueça: o preço não deve ser o principal motivo da sua decisão, pois isso pode comprometer o resultado final de entrega do serviço!

Gostou desse conteúdo sobre Morcegos?

Continue navegando em nosso site dedetizadora online e veja que temos mais informações úteis!Acesse também o nosso blog (link), com artigos relacionados e muito atuais.