4 Formas Naturais de Acabar com os Cupins em casa!

como Acabar com os Cupins em casa de maneira natural

Os cupins são silenciosos e de alto poder de destruição do patrimônio, gerando prejuízos grandes. Será que podemos evitar e combater essa praga em nossas casas?

Uma imagem contendo praia, de madeira, água, tábua

Descrição gerada automaticamente

Quando vemos as revoadas de pequenos insetos ao redor de lâmpadas e luminárias, nos finais de tarde quentes de verão, achamos curioso ou exótico. Mas o que muitos não imaginam é que ali existe uma praga – os Cupins – se reproduzindo!

Sim, naquele momento as fêmeas perderam as asas e, ao contrário do que imaginamos, não vão morrer; se unirão aos machos e formarão novas colônias em diversos lugares – e alguns deles podem ser ali mesmo, na sua casa.

Isso demonstra o quanto estamos expostos a essa que é uma das pragas mais destrutivas do meio urbano e como precisamos combatê-la.

Esse animal, de apenas dois centímetros e meio de tamanho e cujas colônias podem chegar a ter dezenas de milhões de indivíduos, se alimenta basicamente de tudo que tiver a celulose na sua composição.

Parece pouco? Madeira e papel são as grandes fontes dessa substância. Ou seja: todos os tipos de móveis, estruturas de telhados, jornais, revistas, livros e até roupas são o cardápio da praga. 

Antes de sair correndo para botar fogo nos papéis velhos ou passar algum produto na sua mesa de jantar, veja nossas informações e 4 formas naturais de acabar com os cupins na sua casa.

Sua casa está livre dos cupins neste momento?

Podemos falar neste momento porque quando se trata dessa praga, tudo é muito dinâmico; basta um descuido ou uma fonte de alimento para que eles surjam na sua casa. Ou uma revoada de fim de tarde.

Alguns sinais podem dizer que sua residência tem uma colônia. Vamos a alguns deles.

Montinhos de granulado

Se não houver um motivo conhecido para a existência desses montes, são as fezes de cupins e isso indica que próximo já existe uma colônia. 

Normalmente eles depositam nas superfícies de peças de madeira porque já estão instalados no interior dela. Deixar esse rastro não é uma atitude muito inteligente, então tire proveito: bata na madeira algumas vezes. Se cair granulado de alguma fissura, está infestado.

Outro pó que pode denunciar é o de gesso, que eles também desgastam para se alimentar ou fazer túneis.

Deformações em madeiras

Se as prateleiras do seu armário ou a mesa de centro estão com ondulações, afundamentos ou rachaduras sem explicação aparente, é sinal de que eles estão infestando o local.

Túneis e passagens

Os cupins constroem túneis com grande maestria, como uma forma de se deslocar pelo ambiente com segurança. São passagens muito pequenas e será preciso fazer uma inspeção nas áreas amadeiradas da casa para descobrir. 

Esses túneis são muito comuns em vigas, pilares e alicerces de madeira, mas também podem surgir em paredes. Outra forma deles se locomoverem e sem muito trabalho é usando os pontos de tomada e caminhando pelos conduítes.

Nesse artigo sobre cupim e broca, você encontra mais informações sobre essa praga!

Dicas simples para evitar os cupins na sua casa

Mesmo sendo uma praga que procura objetos de papel e madeira, não é preciso vender seus móveis de madeira ou a coleção de livros, cuidados simples podem evitar prejuízos reais e muito transtorno.

  • Coloque seus livros em estantes de metal e que tenham ventilação natural – vazadas lateralmente e que os livros não encostem na parede;
  • Se possível, use móveis com madeiras de resistência natural, como ipê, aroeira, maçaranduba e peroba;
  • Trate as partes externas de móveis com vernizes e tintas;
  • Instale telas nas janelas para impedir a entrada das revoadas de verão;
  • Faça checagens periódicas e detalhadas dos seus móveis, especialmente o interior de armários que são o lugar preferido, pela falta de luz e a umidade;
  • Não acumule revistas e jornais. Guarde o essencial em sacos bem fechados.
  • Cuide das árvores do seu quintal ou pomar e também evite árvores cortadas ou deixar raízes expostas;
Uma imagem contendo pedaço

Descrição gerada automaticamente

1 – Os cupins estão na sua casa? Use pimenta e vinagre

Enquanto você prepara o almoço de domingo, pode preparar também uma receita para salvar seus móveis, com vinagre e pimenta dedo-de-moça.

Faça no liquidificador uma solução com os dois ingredientes até que fique líquida. Depois embebe um pano e torça nas entradas/saída da praga na sua casa.

2 – Os cupins estão na sua casa? Use ácido bórico

Você pode criar um inseticida natural com essa substância que é vendida em casas de produtos químicos. Basta fazer uma mistura de:

  • Uma colher de sopa de açúcar
  • Uma colher de sopa de leite
  • Uma colher de chá de ácido bórico

Coloque em pequenas tampas plásticas de garrafas de refrigerantes ou sucos e coloque elas nos pontos onde a praga se concentra – perto do esconderijo ou passagens comuns.

Importante: para ter sucesso com essa alternativa, é preciso repetir diariamente o processo por quatro semanas. Só assim é possível que os indivíduos levem para dentro da colônia até que eles mesmos morram.

E cuidado: crianças e animais domésticos devem ficar distantes desse produto.

3 – Os cupins estão na sua casa? Use óleo de laranja ou óleo de cravo

Essa receita é simples e inofensiva. Coloque óleo de laranja em um borrifador e aplique nos buracos feitos nas peças de madeira.

Recomenda-se que quinzenalmente as peças sejam limpas com o óleo para complementar o tratamento. Com o óleo de cravo, o procedimento é exatamente o mesmo, você pode usar o produto que preferir.

4 – Os cupins estão na sua casa? Use cupinicidas

Existem diversos produtos cupinicidas nos mercados e lojas especializadas em produtos de combate a pragas. Eles podem ser usados por leigos, mas precisam de cuidados especiais antes de decidir por essa alternativa de combate.

  • Compre somente em locais legalizados, nunca use cupinicidas clandestinos;
  • Nunca use cupinicida feitos por pessoas em casa ou lojas sem autorização da vigilância sanitária para funcionar com esse tipo de fabricação;
  • Não use cupinicidas de uso profissional pois são de maior toxicidade e exigem um manejo profissional – técnica, equipamento e proteção;
  • Use apenas os de uso geral (todo o público) e exatamente como determinar as instruções da embalagem.

Os cupins estão na sua casa? Não use inflamáveis!

Existem algumas receitas de combate com querosene, óleo diesel, óleo de motor queimado ou gasolina e todas são consideradas ineficazes.

São líquidos densos e que não penetram na madeira o suficiente para atingir a colônia e matar os indivíduos.

Além disso, deixarão suas peças de madeira com um cheiro ruim, podem manchar a superfície e são altamente inflamáveis – um sério risco, especialmente em cozinhas ou ambientes de fumantes.

E se as soluções naturais com os cupins não funcionarem?

As soluções caseiras para dizimar cupins, como as usadas em outras pragas como as baratas, podem ter uma eficácia muito reduzida ou até mesmo serem ineficazes:

  • Porque a praga se adapta às condições do meio;
  • Porque funcionam apenas na fase inicial da infestação.

Infelizmente, é preciso detectar precocemente a existência de focos para que se ataque uma quantidade pequena da colônia (para os padrões da espécie) com métodos naturais e se obtenha bons resultados.

Se as receitas amadoras não funcionarem, procure rapidamente uma solução profissional de descupinização. Ela também será mais eficaz caso atinja uma sociedade ainda em fase inicial

Quanto maior a devastação, mais demorado (e mais complexo) será o processo de extermínio.

Uma imagem contendo fungo, ao ar livre, pequeno

Descrição gerada automaticamente

Como podemos ver nesse artigo, os Cupins são uma praga extremamente difícil de ser localizada e dizimada, pela forma como foram suas colônias, a grande população e, muitas vezes, os lugares quase inacessíveis para usarmos métodos caseiros.

Pela velocidade com que destroem, as duas regras de ouro são: observe sempre e aja rápido. Assim, você pode salvar o seu patrimônio!

Gostou desse conteúdo sobre 4 formas naturais de acabar com os cupins?

Continue navegando em nosso site dedetizadoraonline.com/ e veja que temos mais informações úteis!Acesse também o nosso blog, com artigos relacionados e muito atuais.