6 Receitas Naturais e Simples para Eliminar Baratas!

Sabemos que eliminar baratas é uma tarefa das mais difíceis, afina elas são insetos de grande resistência. Mas nossa persistência é maior. Veja algumas receitas que podem ajudar a se livrar dessa praga!

Quem nunca experimentou o grande duelo que é o momento de matar baratas?

Não é uma experiência agradável, afinal elas são uma das pragas mais resistentes e versáteis da natureza. E evoluem constantemente, com uma incrível capacidade de adaptar-se a novos ambientes, técnicas de controle e até inseticidas.

Sabemos que a melhor opção é contratar uma empresa especializada em dedetização, que tem os métodos atualizados, estudados e testados para eliminar diversos tipos de pragas.

Mas nem sempre estamos com a verba necessária. Então a solução é aceitar que suas amigas venham jantar todo dia no forno do seu fogão ou aquele resto de comida que ficou na pia depois da festa ou se embriagar nas latas?

Certamente que não. Além de medias para prevenir, existem alguns métodos caseiros que podem ajudar a exterminar no varejo enquanto não podemos aplicar a solução no atacado.

Vamos falar de X receitas naturais e simples para eliminar baratas.

Mas antes: como as baratas podem surgir na sua casa

Mesmo depois que você elimina baratas com um método natural, é apenas uma decisão de reação a uma ameaça. Na verdade, a causa do surgimento dessa ameaça ainda existe.

Ela pode estar no imóvel ou no entorno de várias formas, quando:

  • As áreas de coleta de lixo (caçambas, cômodos) não têm isolamento ou vedação adequada;
  • As lixeiras dos andares em prédios não são limpas regularmente;
  • Há terrenos abandonados próximos;
  • Aparelhos que armazenam alimentos, como geladeiras, freezers têm problema de vedação;
  • Guardamos alimentos em fornos de fogões sem embalagem correta;
  • Mantemos alimentos vencidos e em deterioração dentro do imóvel;
  • Não há limpeza regular de despensas, porões, garagens e outras áreas de guarda de objetos;
  • Não há limpeza regular de caixas de gordura e tubulações de esgoto.

Invista nas formas de prevenção do surgimento das baratas

Como vimos acima, as situações potencialmente perigosas para o surgimento de baratas são muitas e nenhuma delas é estranha aos moradores e responsáveis por imóveis, como síndicos e administradores de empresas.

São fatos que surgem com o descuido e falhas na manutenção dos locais. A boa notícia é que as formas de evitar o surgimento delas são simples.

Custam pouco ou nada – podem resolver o problema na fonte, poupando do estresse de ver uma cascuda voadora colocando as pessoas para correr no meio de uma festa.

Vamos falar de algumas delas:

  • Checar se existe esgoto aparente no entorno do imóvel, que será foco de baratas e outros insetos;
  • Limpar a caixa de gordura com regularidade;
  • Manter os ambientes, balcões, mesas e pias sempre limpos;
  • Descartar embalagens de vidro e plástico com tampas ou lacres;
  • Não acumular objetos sem necessidade, principalmente em galpões, estábulos, sótãos e porões;
  • Recolher o lixo com frequência.

1 – Use folhas de louro para repelir baratas

Essa dica é bastante simples: espalhar folhas de louro por pontos do imóvel onde seriam os caminhos naturais das baratas – por exemplo, próximos a um ralo, embaixo de armários ou um vão em uma janela.

O cheiro do louro é um repelente natural para elas. Da mesma forma, você pode colocar em lugares escuros onde elas podem criar colônias, como atrás do fogão ou dentro do forno – se aproveitando de restos de comida.

Colocando em pontos estratégicos de uma área, o ambiente se torna inóspito para as baratas.

2 – Spray de água e sabão para matar baratas

Essa solução funciona como um inseticida natural: basta colocar uma mistura de água e sabão comum (ou detergente) em uma quantidade suficiente para que fique escorregadia.

Ao jogar sobre as baratas, o sabão entope os poros que estão ao longo do corpo do inseto e que são fundamentais para a respiração, enquanto a viscosidade no piso dificulta a fuga delas.

Uma opção também eficiente é usar álcool em gel sobre os insetos, pois provocará os mesmos efeitos – porém vai custar mais.

3 – Use bicarbonato de sódio para eliminar as baratas

Dentre as muitas utilidades do bicarbonato de sódio no dia a dia e até mesmo na culinária, uma delas é matar as baratas por enganação.

Como assim? Basta preparar uma mistura com açúcar refinado em partes iguais, colocar em tampinhas plásticas de garrafa ou potes pequenos e espalhar pela casa, nos pontos onde é ou pode ser provável que as baratas apareçam.

Elas se alimentam de açúcar e, ao consumir a mistura, comerão o bicarbonato que tem a propriedade de envenenar o inseto. É importante ter cuidado com crianças e animais domésticos na hora de escolher os lugares.

4 – Alecrim e eucalipto são repelentes de baratas

Uma forma de fazer com que as baratas não entrem nos ambientes é usar uma solução de eucalipto e alecrim, em partes iguais, e aplicar no chão, como normalmente fazemos na limpeza de pisos.

As duas folhas, de cheiro forte, assim como acontece com o louro, são repelentes naturais. Outra solução eficiente que pode ser espalhada nos pisos logo após varrer ou lavá-los é de amoníaco e água.

O amoníaco é um veneno extremamente forte para as baratas e o cheiro já é o suficiente para espantá-las. Adicionalmente, a solução pode ser jogada nos ralos para matar de imediato as que estiverem neles. Não custa lembrar: só usar com animais e crianças bem distantes.

5 – Água fervente é uma solução mortal para as baratas

Nas tubulações de pias de cozinha e de tanques é comum despejarmos restos de comida durante a lavagem de louça. Esses restos podem ficar parados ao longo das tubulações a atrair pequenas baratas.

A água fervente, nesse caso, terá duas vantagens: matar os insetos e dissolver os restos maiores, facilitando o escoamento para a tubulação de esgoto.

6 – Armadilhas naturais são eficientes para matar baratas

Se você gosta de viver emoções e não tem nojo de lidar com restos da guerra, as armadilhas são uma forma eficiente de eliminar as baratas.

Basta localizar os pontos e colocar cola tradicional em folhas de papel ou papelão e polvilhar açúcar por cima. Elas serão atraídas pelo doce e ficarão presas na cola.

O restante do serviço é com você, soldado!

Pontos de atenção para usar as receitas caseiras contra as baratas

Um fator que pesa bastante na eficácia da solução é a dimensão do problema: quanto mais demoramos para usar uma opção natural, mais difícil será lidar com uma infestação ou vários pontos. Agir rapidamente inibe o surgimento de uma colônia.

Uma segunda dica é planejar bem antes de começar. Achar os lugares potenciais para as baratas surgirem, dessa forma você não vai desperdiçar energia – e esperança – e descobrir que elas entram no imóvel por um outro lugar.

Por fim, não esqueça dos efeitos que algumas receitas podem ter sobre seus animais de estimação ou crianças. Esse cuidado deve ser muito maior do que a vontade de se livrar das baratas!

E se as soluções naturais com as baratas não funcionarem mais?

Se o problema tomou uma proporção que as medidas caseiras não resolvem mais, a melhor escolha é envolver rapidamente uma empresa especializada em dedetização.

Ela tem um know-how muito maior sobre as alternativas mais agressivas para repelir ou eliminar pragas e baratas em especial – que são as mais presentes nas cidades. E são soluções também preventivas.

Uma vantagem dos métodos atuais em relação ao passado é poder usar, em muitos casos, sem precisar desocupar por dias ou se preocupar com o efeito nos animais domésticos.

Como podemos ver nesse artigo, existem diversos métodos caseiros para tentar repelir e até mesmo eliminar as baratas na sua residência ou empresa. São fórmulas simples, de baixíssimo custo e total controle delas no ambiente.

Por outro lado, é sempre válido o conselho: envolver profissionais capacitados tão logo note que a situação está saindo de controle e até mesmo como forma preventiva, mantendo o local sempre dedetizado e evitando problemas desagradáveis no futuro.

Gostou desse conteúdo?

Continue navegando em nosso site dedetizadoraonline.com e veja que temos mais informações úteis!

Acesse também o nosso blog, com artigos relacionados e muito atuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *